Johan Hälvorsen (1864-1935)
Passacaglia (Duo para Violino e Viola, depois de Handel), 1894
Halvorsen era um norueguês violinista, compositor e maestro. Ele estudou no Conservatório de Estocolmo, bem como em Leipzig, Berlim e Leige. Ele foi nomeado maestro do teatro em Bergen, em 1892, e atuou como maestro do Teatro Nacional de Christiania 1899-1929, onde dirigiu mais de 25 óperas, concertos de orquestra.
Composições Halvorsen é desenvolvido a partir da tradição romântica nacional de Grieg e Svendson mas em um estilo distinto marcada pela orquestração brilhante.
A julgar pelo catálogo Schwann da Música Clássica, composições Halvorsen estão agora desfrutando de um avivamento na sua terra natal. Anteriormente a sua fama repousava sobre duas obras, arranjos de movimentos das suítes para cravo de George Friedrich Handel (1685-1759). Handel compôs 12 suites para cravo. A Passacaglia é retirado Suite n º 7 em Sol Menor, onde ele serve como o movimento de sexta. Este trabalho é muito exigente na intérpretes; parte do seu virtuosismo implica ter os dois instrumentos de simular a sonoridade de um quarteto de cordas, através da utilização de escalas de casal (o jogo de duas ou mais tonalidades simultaneamente no violino e instrumentos de corda relacionadas).
A Passacaglia é uma forma de música barroca disse derivar de uma dança espanhola. Ele se desdobra como um tema contínuo, geralmente em compasso ternário moderadamente lento, com um ritmo lento harmônica mudança geral com a medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário